Modos das Câmeras

As câmeras modernas oferecem diferentes modos de operação. Nesse post vamos explicar como eles funcionam e dar algumas dicas de quando melhor usar cada um deles. Bem, vamos começar pelos dois modos que não aconselhamos usar: Automático (normalmente ícone verde) - você tem uma câmera que te oferece várias opções técnicas e criativas. Então, me explique, por que usar o modo automático aonde a câmera decide tudo por você? No modo automático, você não vai conseguir nem desfocar o fundo nem deixar o movimento borrado ou congelado, nem aproveitar a Golden hour de forma consciente. Além disso, pode disparar o flash em momentos muito inadequados. Modos de cena (ícones pequenos de pessoas, florzinha e etc) 🌷👩🏃‍♂🌄 - Eu costumo chamar esses modos de comerciais, que servem somente para as fabricantes das câmeras venderem mais fácil o equipamento para pessoas leigas. As câmeras full-frame (normalmente escolhidas por profissionais que já tem conhecimento na área de fotografia) nem tem esses ícones, não porque as câmeras full-frame tem menos opções, mas porque os profissionais sabem que elas não servem de absolutamente nada. Aqui está outra razão pela qual eu considero os ícones comerciais: Para comprar câmera com ícone 🌷(florzinha), de tal modo que você ache que a câmera é macro, sendo que a fotografia macro depende da lente que você vai usar e não do modo que você seleciona na câmera. Esqueçam dos ícones.


M - O modo manual te proporciona toda a liberdade criativa na hora de tirar uma foto. Se você quer desfocar o fundo, deve usar o f (diafragma). Você quer, por alguma razão, deixar a sua foto superexposta (muito clara)? Você pode! Enfim, você pode conseguir qualquer efeito que a sua criatividade pode imaginar. A desvantagem do modo manual é que ele é mais difícil de se usar para fotógrafos iniciantes, porém, quanto mais você fotografa no modo manual, mais rápido você "automatiza" o movimento dos seus dedos em busca do diafragma e do obturador perfeitos. Acredite, ninguém nasce sabendo como usar esse modo. Precisamos entender bem a base (ISO, diafragma e obturador) e praticando muito, mas muito, conseguimos. A minha dica é: use o modo manual sempre que você puder. Erre muito e analise os seus erros e vai ver que um dia o modo MANUAL vai se tornar AUTOMÁTICO para você. MODOS SEMI-AUTOMÁTICOS

Bom, você já entendeu como funciona o ISO, diafragma e obturador. Agora está usando o modo MANUAL sempre que pode, mas não se sente ainda seguro com ele. Em alguma situação, sua família te pede para registrar um encontro e você está morrendo de medo de perder as imagens. Nessas situações, os modos semi-automáticos podem ser muito úteis. Você consegue ter algum controle criativo de forma mais fácil do que no modo manual: MODO P - O mais automatizado de todos. Com esse modo você consegue uma fotometria correta pois o diafragma e obturador são ajustados automaticamente. Usando esse modo, você não tem controle do desfoque e nem de efeitos relacionados a velocidade do obturador. Então, qual a diferença entre o modo P e modo AUTOMÁTICO? No modo P, é você que decide o ISO, o balanço de branco e flash. Colocando o ISO baixo nesse modo, você não corre o risco de sua foto ficar "granulada" sem necessidade e também de o flash disparar quando você não quer. Você vai conseguir ressaltar cores vibrantes na hora de fotografar o por do sol, ajustando o WB (balanço de branco) para sombra. O resto a câmera faz pra você sem estresse de perder o momento.


MODO A (ou Av) - Nesse modo, além de poder decidir ISO, balanço de branco e o flash, você decide o número do diafragma que vai usar e a câmera sozinha irá compensar usando a velocidade do obturador. Na prática isso significa que você pode usar esse modo sempre que quiser controlar a profundidade de campo. Por exemplo, você está fazendo um ensaio ao ar livre e quer desfocar o fundo. Você precisa colocar o F (diafragma) baixo (1.8 ou 2.8 ou 3.5-se a sua lente não permite a abertura maior) e não precisa se preocupar com obturador a cada enquadramento que você mudar. Esse é o meu modo preferido de todos semi automáticos. Indico para retratos e ensaios para todos fotógrafos que não se sentem seguros em modo manual. MODO S (ou Tv) - Esse modo irá fazer a compensação de luz ajustando o diafragma. Você seleciona a velocidade do obturador para decide se quer congelar ou borrar o movimento na foto e a câmera ajustará o diafragma pra você. Eu indico usar esse modo, por exemplo, quando você fotografa corrida ou algum outro esporte. A dificuldade em usar esse modo pode surgir quando você está em um ambiente escuro, pois, a câmera não conseguirá fazer a recomposição da exposição só com o diafragma. Nessa situação você terá que aumentar o ISO. Os modos semi-automáticos ajudam muito as pessoas que estão começando na fotografia, mas se você não tem nenhum conhecimento sobre fotografia, não conseguirá aproveitar. Na verdade, esse é o conteúdo que eu passo para os nossos alunos somente na 4 aula do curso básico. Depois disso, passam a entender muito bem como funciona ISO, diafragma, obturador e balanço de branco. O meu método é construir uma base de fundamentos bem fortes no início. Entender primeiro o mais difícil primeiro para evitar "maus" hábitos que podem, depois, prejudicar a técnica e o processo criativo dos alunos.


Follow Us
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

telefone

 61 98322-4643

© 2018 by Instituto Foto em Curso.