Iconografia na história da arte

February 4, 2020

 

Vamos refletir um pouco sobre a expressividade das mãos? Percebi que muitos de vocês contaram histórias através das mãos, sem precisar de um rosto.

 

 

 

Tem parte do corpo humano mais expressiva do que as mãos? Nelas podemos perceber marcas de trabalho, e elas se compõem em gestos involuntários nas horas emocionantes. Nelas colocamos alianças. Nelas fica mais difícil esconder a verdadeira idade. Mão cria, bendiz, pede, reza, manda e condena.

 

 

 

Mãos têm um lugar especial na iconografia cristã, principalmente no contexto de MANUS DEI. Em muitas miniaturas medievais, o único elemento divino que aparece é a mão direita de Deus. Podemos observar esse tipo de apresentação nas cenas de entrega dos 10 mandamentos, nos sacríficos de Abraão ou na assunção de Cristo.

Outro gesto mais representativo é gesto de benção. Esse é representado basicamente em duas variantes: a ortodoxa e a romana.

Na variante romana, os primeiros três dedos (polegar, indicador e dedo médio) ficam retos enquanto os dedos anelar e mínimo mantêm-se dobrados.

Na variante ortodoxa, o dedo anelar encosta no polegar. 

 

O símbolo de benção não é exclusivo para religião católica. No hinduísmo há representações em que a posição da mão direita do Shiva está espalmada na altura do peito como um símbolo de benção.

 

 

MÃO COMO AUTORRETRATO

 

Vocês conhecem a história da mão de Hendricka Goltzius? Um artista que na infância sofreu uma queimadura na mão direita. A cura não adequada o prejudicou pelo resto da vida, mas mesmo assim foi um artista habilidoso. Ele retratou a sua mão defeituosa expressando assim o triunfo de força de vontade e dedicação a cima de doença. 

Hendrick Goltzius (1558–1617)

 

 

 

 

 

 

 

E na fotografia?

 

 

Vivian Mayer mostrava a cidade por meio das mãos dos habitantes.


 

 

Alfred Stieglitz, por exemplo, fotografava as mãos da artista Georigia O’Keeffe:

 

 

 

 

 

 

 

 

Fiz uma seleção das fotos de mãos que mais me inspiram!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

October 29, 2020

February 28, 2020

February 26, 2020

February 14, 2020

Please reload

Follow Us
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

telefone

 61 98322-4643

© 2018 by Instituto Foto em Curso.